quinta-feira, 15 de abril de 2010

São Francisco de Assis


Francisco nasceu, em Assis, Itália, por volta do ano de 1181 0u 1182. Era filho de Pedro Bernardone, mercador de tecidos, e de Donna Pica. Recebeu, no baptismo, ocorrido na catedral de S. Rufino, o nome de João, que seu pai, ao regressar da Provença, mudou para Francisco (Francesco ou Francês), em homenagem à França, aonde ia abastecer-se de panos.
Foi aclamado Rei da Juventude e, juntamente com os amigos, passava a vida em festas, banquetes, serenatas, guitarradas e canções, à porta das belas raparigas de Assis. O pai encantava-se com a fama do filho, que lhe dava grande esperança de continuador dos seus negócios.
Em 1202 Francisco participa na guerra entre Assis e a vizinha Perugia. Assis é derrotada e Francisco ficou preso, em Perugia, durante um ano. Na prisão animava os companheiros com sua alegria e canções de liberdade.
Ansioso de glória, em 1204, Francisco alistou-se nas hostes de Gualter de Brienne e partiu, numa expedição de Assis, para a Apúlia, para libertar territórios do Papa Inocêncio III. Quando cavalgava para o campo de batalha, um sonho, tido em Espoleto, durante a noite, fê-lo regressar a Assis, onde começou a levar uma vida retirada, que provocou uma viragem no seu ideal.
No ano seguinte, Francisco ouviu do crucifixo da Igreja de S. Damião esta fala: “Francisco vai reparar a minha igreja que está a cair em ruínas!”. Pedro Bernardone desagrada-se desta mudança do filho e move-lhe violenta oposição, enquanto a mãe se mostra mais compreensiva e pacificadora. O pai prende Francisco num cubículo gradeado, mas a mãe, na ausência paterna, abre-lhe as grades.
Em 1206, Francisco despiu a roupa no tribunal do Bispo de Assis, e entregou-a ao pai, exclamando: “Até hoje chamei pai a Pedro Bernardone; doravante, poderei dizer deveras: Pai Nosso que estais nos céus!” O bispo envolve Francisco nu na sua capa e este sai de Assis rumo à sua vida nova, começando a reparar a igrejinha de S. Damião.
Durante dois anos Francisco reconstrói as igrejinhas de S. Damião, S. Pedro e Santa Maria dos Anjos da Porciúncula.
Entretanto, a “loucura” de Francisco que deixou as riquezas do pai, a vida da sociedade, para abraçar uma vida simples, pobre, de ajuda aos excluídos, foi “contagiando” outros jovens que se lhe foram juntando, para espanto de todos. Em 1209 dirige-se a Roma, com onze companheiros, e obtém do Papa Inocêncio III a aprovação oral da sua Regra e da sua Forma de Vida de Frades Menores.
Em 1209 ou 1210, Francisco funda a Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência, depois chamada Ordem Terceira de São Francisco e, hoje, denominada Ordem Franciscana Secular (OFS ).
Clara Favarone, menina de Assis, onde nasceu, a 16 de Julho de 1193 ou 1194, é recebida por Francisco, na noite do Domingo de Ramos, no ano de 1212, em Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, dando, assim, início à Ordem das Clarissas ou das Senhoras Pobres de Assis.
Por volta do ano de 1213, Francisco aceita o Monte Alverne, oferecido pelo Conde Orlando de Chiusi para que nele construa um ermitério e ali se possa entregar à oração. Monte Alverne é um dos lugares altos da vida e espiritualidade de Francisco. Ali, recebeu a impressão das chagas do Crucificado.
Em 1219 Francisco vai ao Próximo Oriente, onde os cristãos europeus movem guerra aos Muçulmanos, para libertarem os Lugares Santos. Dando início ao diálogo inter-religioso e ao espírito ecuménico, é recebido benevolamente pelo Sultão do Egipto, prediz a derrota dos cristãos e visita a terra de Jesus.
O Papa Honório III aprova, em 1223, a Regra definitiva da Ordem dos Frades Menores (OFM). Francisco celebra, na noite de 24 para 25 de Dezembro, a festa de Natal, em Greccio, aldeia do Vale de Rieti, na propriedade do seu amigo, João de Velita, que, ali, armou o primeiro presépio. Francisco oficiou de diácono na missa.
Francisco teve a visão do Serafim alado, em Setembro de 1224, no Monte Alverne, recebendo, no seu corpo, as chagas de Cristo Crucificado.
Montado num jumento, pregou pela Úmbria e pelas Marcas de Ancona.
Em 1225,visita Clara, em S. Damião. Os tratamentos que lhe fazem não surtem efeito. Fica internado em S. Damião. Ali, alquebrado, esmagado de dores e quase cego, compõe e canta, em Abril ou Maio, o Cântico do Irmão Sol ou das Criaturas. Em Julho, dirige-se a Rieti para novo tratamento e é acolhido pelo Cardeal Hugolino, seu grande amigo. No mês de Agosto o médico cauteriza-lhe as fontes, aplicando-lhe um ferro em brasa, sem resultados. Volta a Rieti, em Setembro, e, em La Foresta, renova a vinha do padre local, agastado com a devastação operada
Em1226, Francisco vive em Rieti, em Fonte Colombo e em Sena. Em Maio ou Junho regressa à Porciúncula. Em Agosto ou Setembro vai ao palácio do bispo D. Guido para se tratar. A seu pedido, é levado para a Porciúncula, e, no caminho, deu a bênção à sua cidade de Assis. Na Porciúncula dita o Testamento. No dia 3 de Outubro, ao sol-posto, morre, rodeado dos Irmãos, banhados em lágrimas. No dia 4 é sepultado na igreja de São Jorge. Dois anos depois, em 1228, no dia 16 de Julho, Francisco é canonizado pelo Cardeal Hugolino, Protector da Ordem e seu grande amigo, agora, papa, com o nome de Gregório IX.
No dia 25 de Maio de 1230, os restos mortais do Pai da Família Franciscana são trasladados para a nova Basílica de São Francisco de Assis.

Sem comentários:

Enviar um comentário