quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

EMRC em tempo de pandemia?


Não será novidade para ninguém o facto de que a nossa disciplina sofreu um duro golpe, neste ano letivo, quanto ao número de inscrições. Sabemos que os tempos difíceis que todos atravessamos não ajuda em nada e os receios de muitos, bem como os necessários ajustes nos horários, diminuíram o número de inscritos... Mas o número daqueles que continuam a acreditar na nossa disciplina não diminuiu!
Sabemos que são tempos que exigem muito a todos, mas a alguns é requerido um esforço suplementar. É o caso da nossa disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
No entanto, porque continuamos a acreditar convictamente que este é um projeto que integra e acolhe todas as dimensões da pessoa humana e promove a sua dignidade, bem como a igualdade e a fraternidade entre todos, apelamos para uma atenta e renovada sensibilização junto dos nossos alunos e, particularmente, dos seus Encarregados de Educação para a relevância desta escolha e para o contributo que EMRC tem no processo formativo dos nossos futuros cidadãos e cidadãs.
Queremos um mundo melhor? Então, esse futuro está nas nossas mãos enquanto educadores que somos; e educadores para VALORES!
Parece que, cada vez mais, vivemos tempos em que tudo aquilo que exige de nós uma opção radical, isto é, um compromisso, é entendido como menor e menos importante... Estamos todos sobrecarregados de deveres e de obrigações; os nossos alunos também. Vivemos tempos em que os compromissos já não se honram e a palavra dada, essa leva-a o vento das infindas burocracias e dos afazeres da "máquina" escolar.
Estamos "confinados" a uma vida de obrigações e quando surge algo que é uma OPÇÃO, estamos acostumados a considerar que não serve para nada.
EMRC é um tempo na semana em que os nossos meninos e meninas podem alargar os seus horizontes a uma imensidão de experiências, quer na relação com os outros, quer na descoberta que eles fazem autonomamente do sentido das suas vidas.
EMRC é uma opção que visa alcançar e atingir a totalidade da pessoa humana e, na escola, essa pessoa humana tem rostos muito concretos: são os nossos alunos, as suas famílias, os seus professores e a comunidade escolar.
Portanto, confiamos firmemente na colaboração de todos para continuarmos a fazer de EMRC, mesmo em tempo de pandemia, uma opção válida, consciente e com valor em prol da educação verdadeiramente integral e de excelência dos nossos alunos e das nossas alunas.

Bem haja pelo vosso apoio, que tanto enobrece e enriquece a nossa missão de professores de EMRC neste Agrupamento de Escolas Soares dos Reis. 
Muita força para os próximos tempos de E@D!

7 comentários:

  1. Palavras inspiradoras, para continuar a caminhar!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida! Muito bom trabalho.
    Infelizmente hoje é mais fácil dizer Não do que dizer Sim...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por ter partilhado o vídeo que realizei e pela reflexão que fez :)

    Não é fácil estar à frente de uma disciplina que é uma OPÇÃO, mas acho que é bonito perceber que aqueles alunos que temos, sejam 1, 2, 3, 15, 20, são aqueles que quiseram dizer SIM. Aqueles que quiseram arriscar. E só por esses (poucos, mas que são muito) já vale a pena!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha e muitos parabéns pelo vosso trabalho!
    Não tenho dúvida que a EMRC faz a diferença nas escolas. Continuem a acreditar na vossa força!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas palavras de encorajamento para o nosso trabalho como professores no E@D, tanto na nossa missão de ensinar, como na nossa missão de auxiliar as famílias na educação das crianças.

    ResponderEliminar