quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Dia 1 de Dezembro | Dia da Independência mas também Dia Mundial de Luta Contra a Sida

Dia 1 de Dezembro | Dia da Independência mas também Dia Mundial de Luta Contra a Sida
O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado todos os anos, a nível mundial, no dia  1 de DezembroEste dia procura alertar as populações para a necessidade da prevenção e da precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com esta doença.

O tema do Dia Mundial de Luta Contra a Sida de 2017 é: "Direito à Saúde: todos contam!". Em 2015 o acesso ao tratamento da SIDA atingiu 15 milhões de pessoas, mas mais de 60% das pessoas com VIH continuam sem acesso à terapia anti-retroviral. O objetivo deste dia é chamar a atenção para as pessoas que ficam para trás neste acesso, como jovens, pessoas transgénero, homossexuais e pessoas que consomem drogas.
A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia. São três as formas de contágio do VIH/SIDA: relações sexuais sem proteção; contacto com sangue infetado; de mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
Ficam aqui registadas algumas das mensagens chave para alcançar a cobertura de saúde universal: (1) Não deixe ninguém para trás; (2) Os serviços de HIV, tuberculose e hepatite estão integrados; (3) Serviços de alta qualidade estão disponíveis para pessoas com HIV; (4) As pessoas que vivem com HIV têm acesso a cuidados acessíveis; (5) A resposta ao HIV é robusta e leva a sistemas de saúde mais fortes; (6) A resposta ao HIV é robusta e leva a sistemas de saúde mais fortes.


Em 2015, os líderes globais inscreveram-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de alcançar a cobertura de saúde universal até 2030. O quadro da cobertura de saúde universal está agora no centro de todos os programas de saúde. Para complementar a campanha global do Dia Mundial da Luta contra a SIDA de 2017, que promove o tema "Direito à saúde", a Organização Mundial da Saúde irá destacar a necessidade de todos os 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV e aqueles que são vulneráveis ​​e afetados pela epidemia, para alcançar o objectivo de uma cobertura de saúde universal.


Sob o slogan "Todos contam", a Organização Mundial de Saúde defenderá o acesso a medicamentos seguros, eficazes, de qualidade e acessíveis, incluindo medicamentos, diagnósticos e outros produtos de saúde, bem como serviços de saúde para todas as pessoas necessitadas, garantindo também que estejam protegidos contra riscos financeiros.


Atualmente, e cumprindo com o tratamento, uma pessoa que viva com o VIH pode trabalhar, frequentar formação, cuidar da sua família, sair com os amigos, entre outras atividades que marcam o quotidiano de qualquer outra pessoa. Devido ao progresso da medicação, hoje em dia, uma pessoa que esteja infetada pelo VIH tem uma esperança média de vida equivalente a qualquer outra não infetada. ASSIM, EM CASO ALGUM PODEMOS TER UMA ATITUDE DESCRIMINATÓRIA e RACISTA PARA COM ESTAS PESSOAS.

É importante compreender que os avanços na medicina tornaram uma doença que, no início dos anos 90, era fatal, numa doença crónica que não limita a vida das pessoas que por ela são afetadas.
E recordar o que diz a Constituição da República Portuguesa: «Todos têm direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover». Assim, as pessoas infetadas pelo VIH/SIDA (independentemente da nacionalidade, género, idade, etnia, religião) têm direito a aceder ao tratamento, à terapêutica antirretroviral.
Não te esqueças então que Dia 1 de Dezembro | Dia da Independência mas também Dia Mundial de Luta Contra a Sida
Ass. Artigo elaborado com pesquisa pelos alunos de EMRC_7A

Sem comentários:

Enviar um comentário