segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Paz, uma responsabilidade de todos...


A Paz é a calma e a tranquilidade que desejamos no mundo.
A paz é o que muita gente não tem e que eu acho que gostaria de ter.
Sem a paz não há liberdade.
Porque é que há guerra? Ah, já sei, há guerra devido à maldade do Homem e que origina a destruição no mundo, maldade. Nós, seres humanos devemos colaborar para que isso não aconteça, para construirmos um futuro melhor.
Para alcançar a paz não é preciso que haja guerra.
E tu? O que achas que é a paz?

Amélia Quicanga, 7º F


Para haver a paz é preciso que não haja a guerra. Para não haver a guerra é preciso que haja a paz. Muitas vezes há guerra para alcançar a independência, mas há outros meios para resolver as coisas. Muitas das vezes há guerra e nós nem sabemos as razoes ao certo. Para haver a paz é preciso um bocadinho da ajuda de todos. Juntos conseguimos que não haja a guerra. Guerra há em todo o mundo, será que podemos acabar com isso? Quando ouvimos a palavra guerra pensamos logo em morte, destruição, fúria, desprezo, maldade, conflitos….
Quando ouvimos a palavra paz pensamos em calma, bondade, tranquilidade, sossego, descanso, harmonia…. Quando há paz não há guerra. Mas de um momento para o outro pode mudar tudo, por isso temos que lutar pela nossa liberdade. Quando digo “nossa” é de todos, porque juntos conseguimos tudo. Agora só deixo uma questão: Porquê a guerra e não a paz?

Adriana Mota, 7º F


Segundo o dicionário, paz é o estado de um país que não está em guerra; tranquilidade; repouso; silêncio; sossego; boa harmonia; conciliação; paciência.
Para que a paz seja uma realidade e não apenas uma definição do dicionário, todos temos que tomar consciência que essa atitude tem de partir de nós. Se formos mais tranquilos e ponderados, isto é se pensarmos bem antes de agirmos de certeza que evitaremos muitas confusões e muitas guerras.
Assim, se cada um se preocupar em manter relações harmoniosas e de amizade, se for paciente e procurar a conciliação com os outros, a paz estará presente em todos nós e em todo o mundo.

Catarina Gonçalves, 7ºF


A paz é um sentimento que todos temos, mas há pessoas que nós pensamos que não o têm, mas têm, só que não o demonstram. Por essa razão a paz é uma responsabilidade de todos.

Ana Rita Moreira, 7ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário