Há alguns segredos para ser feliz. Esses "segredos", são apenas as coisas discretas, insignificantes, apagadas com que deparamos na vida. Quantas vezes as pessoas julgam que a felicidade está ausente, está distante, está inatingível, mas nós é que não damos pela sua presença.
Há pequenos nadas que geram felicidade: é talvez uma flôr que nos oferecem, talvez um sorriso com que nos saúdam, talvez um cartão de parabéns ou de estímulo numa das nossas boas ou más horas, é talvez o reencontro com um amigo, é talvez um pedaço de sol que ilumina o nosso dia cinzento, um trecho de música que nos eleva...
Cada dia é ou pode ser uma taça colorida de pequenas felicidades. E estas pequeninas felicidades, como grãos de areia nos grandes prédios de cimento - fazem a nossa felicidade: a catedral da nossa felicidade.
Um dos segredos infalíveis para ser feliz é a amizade.
Dizia o filósofo Aristóteles que a "amizade é o que há de mais necessário na vida". Por isso, devemos cultivar a amizade com uma atenção especial: com sensibilidade, não desperdiçando os pequenos momentos e expressões para desenvolvê-la e evitando os pequenos conflitos que podem enfraquecê-la.
A amizade é um dos caminhos mais directos para a felicidade, porque nos faz sair de nós: do nosso mundo narcisita e egoista, para nos voltarmos generosamente para os outros: para suavizar a dor do amigo, para animá-lo no desalento, para ajudá-lo na hora de carência, para ouvi-lo na hora da dúvida e indecisão, para iluminá-lo nas horas das trevas.
E esta felicidade que dividimos com os amigos vem em recochete aumentar a nossa própria felicidade...
Se tem um bom amigo, conserve-o como taça de cristal, porque talvez, sem o saber, ele seja uma taça de felicidade que Deus lhe oferece na agrura ou desertos dos seus caminhos...
Mário Salgueirinho, In "Ama e serás feliz"
Sem comentários:
Enviar um comentário