domingo, 28 de março de 2010

A ansiedade nos testes

É provável que, uma vez ou outra, já tenhas sofrido deste mal. Se não sabes o que isto é, melhor ainda.
A ansiedade nos testes é um sentimento de mal-estar vivido não só, na altura da realização dos testes, como nos momentos que os antecedem. Resulta em certa medida da intromissão no campo da consciência de pensamentos que diminuem a atenção e a execução da tarefa. Muitos destes pensamentos, que alguns estudantes experimentam, andam à volta de:
• Dúvidas que surgem sobre as suas capacidades para obterem resultados adequados.
• Medo de avaliações negativas da família, dos amigos e colegas.
• Críticas pessoais por não ter lido bem as perguntas, não ter estudado o suficiente, falta de capacidades ...
• Antecipação do fracasso e suas consequências como: Desapontamento da família, obstáculos aos planos futuros ...
• Evitamento da situação como forma de não ter de se confrontar com ela.
• Preocupação exagerada com o valor pessoal.
É igualmente comum nestas circunstâncias dar-se uma activação fisiológica constituída por: aumento do ritmo cardíaco, pulsações, sudação, tremuras..., bem como a existência de sentimentos de tensão: apreensão, desconforto, nervosismo...,
Nestas circunstâncias deves procurar acalmar-te (respirar fundo, contrair e descontrair os músculos ...) substituindo os pensamentos negativos já referidos por outros do tipo:

“ Estou calmo e vou conseguir tal como os outros”
“ Vou ler com muita atenção todas as perguntas, e só depois é que começo a responder”
“ Quando acabar o teste, não me vai parecer tão difícil como parece”
“ Pouco me importa o que possam pensar de mim”
“ O meu futuro não depende deste teste”
“ Vou estar calmo. Daqui a pouco já passou”
“Sou tão capaz como os outros. Já tenho feito testes com sucesso!”


José Felisberto

Sem comentários:

Enviar um comentário