quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ADVENTO - tempo de preparação para celebrar o Natal começa no próximo domingo, dia 3 de Dezembro


O Advento foi o tema da aula de hoje de EMRC. Confesso que algumas coisas até já sabia ou tinha ouvido falar, mas depois de uma breve pesquisa, registei o que considero serem os aspetos mais importantes deste tempo.

Advento, é o tempo de espera e de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico e em 2017 começará no domingo, 3 de Dezembro.

Advento vem do latim “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”. Começa No domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de Novembro) e dura quatro semanas.


O Advento está dividido em duas partes: as primeiras duas semanas servem para meditar sobre a vinda do Senhor quando ocorrer o fim do mundo; enquanto as duas seguintes servem para refletir concretamente sobre o nascimento de Jesus e a Sua vinda na história do homem no Natal.


O símbolo mais conhecido hoje em dia, mais por razões comerciais é o calendário do Advento. Mas, continua a ser tradição nos templos religiosos e nas casas, serem colocadas as coroas do Advento e acender-se uma vela a cada domingo. Do mesmo modo, os paramentos dos sacerdotes e as toalhas do altar são roxos, como símbolo de preparação e penitência. A exceção é o terceiro domingo, o Domingo Gaudete (da alegria), no qual pode-se usar o cor-de-rosa.



A fim de fazer sensível esta dupla preparação de espera, durante o Advento, a Liturgia suprime alguns elementos festivos. Na Missa, quando se reúnem os cristãos, não é proclamado o hino do Glória, voltando apenas a fazer-se na noite de Natal.

Muitos católicos conhecem o Advento, mas talvez as preocupações no trabalho, as provas e testes na escola, os ensaios com o grupo coral ou teatro de Natal, a arrumação do presépio e a compra dos presentes fazem com que se esqueçam do verdadeiro sentido deste tempo. Por isso, é preciso recordar que a principal preparação neste período deve ser interior, na espera da vinda do menino Jesus.


No tempo do Advento, faz-se um apelo aos cristãos, a fim de que vivam de maneira mais profunda algumas práticas específicas, como: a vigilância na fé, na oração, na busca de reconhecer o Cristo que vem nos acontecimentos e nos irmãos; a conversão, procurando consertar os próprios caminhos e andar nos caminhos do Senhor, para seguir Jesus em direção do Reino do Pai; o testemunho da alegria que Jesus traz, através de uma caridade paciente e carinhosa para com os outros; a pobreza interior, de um coração disponível para Deus, como Maria, José, João Batista, Zacarias, Isabel; a alegria, na feliz expetativa do Cristo que vem e na invencível certeza de que Ele nunca nos falhará.

Ass. Trabalho de pesquisa em www.acidigital.com, 
realizado pela aluna Sara Moreira, do 7ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário