terça-feira, 14 de novembro de 2017

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro.
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.
A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.
O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, o qual coincide com o aniversário de Frederick Banting. Juntamente com Charles Best, Frederick Banting criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. "Mulheres e diabetes - nosso direito a um futuro saudável" é o tema para 2017.
Símbolo do Dia Mundial da Diabetes
Símbolo da diabetes: círculo azul
O círculo azul é o símbolo que representa a diabetes e, logo, que está relacionado com a comemoração mundial dedicada à conscientização da doença.
O símbolo contempla o significado do círculo e da cor azul. Ambos representam a união de todo o mundo com um objetivo: encontrar a melhor forma de lidar com a diabetes.
Objetivos deste dia
As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.
Para as pessoas que sofrem de diabetes as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento sobre ela. Através da compreensão da doença torna-se mais fácil prevenir as suas complicações.
Isso porque cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado.
Dia Mundial da Diabetes em Portugal
Em Portugal, as comemorações têm a promoção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia juntamente com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Caminhadas pela diabetes e outras campanhas de sensibilização são exemplos de atividades realizadas neste dia.
Cerca de 10 em cada 12 portugueses morrem por dia devido à diabetes. Segundo o relatório nacional divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS), esta doença afeta mais de um milhão de pessoas em Portugal.
O documento revela que a mortalidade causada por esta doença tem vindo a diminuir, sendo que 2015 foi o ano que se registou a taxa mais baixa: 19,4 mortos por 100 mil habitantes.
Por ano, devido à diabetes, morrem entre 2.200 a 2.500 mulheres e cerca de 1.600 a 1.900 homens. Esta doença afeta mais de 13% da população portuguesa e estima-se que 44% das pessoas com diabetes ainda estejam com a doença por diagnosticar.
Apesar dos centros de saúde realizarem avaliações pra diagnosticar a doença precocemente, o Programa Nacional para a doença propõe que se aumente o número de diagnósticos precoces. De 2015 para 2016, o número de diagnósticos sofreu um decréscimo,de 621 mil para 619 mil.
A Direção Geral de Saúde pretende ainda, até 2020, aumentar o número de novos diagnósticos através da avaliação precoce, com o objetivo de diminuir a mortalidade prematura e o desenvolvimento da doença em pessoas de risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário